quinta-feira, 29 de maio de 2008

My Blueberry Night

Um Beijo Roubado - 2007 - China/França

Atores norte-americanos e ingleses, cidades norte-americanas, personagens norte-americanos, mas com direção made in China e produção francesa, o Longa Um Beijo Roubado foi filmado e editado como aziático. A valorização da fotografia é um belo exemplo que diferencia o cinema oriental e ocidental.

Com passagens de cenas extremamente "desenhadas"e com uma equipe, metade francesa -metade chinesa, o filme conta a história de Jeremy (Jude Law) que é dono de um pequeno café na cidade de Nova York, local de brigas e concialiamentos, tudo isso entre uma refeição e outra.

Lá ele conhece Elizabeth, ou Lizzie (Norah Jones), que está tendo uma descepção amorosa e se abre com Jeremy.

A partir dai, a trama entra na história de Lizzie que pra esquecer o antigo romance, começa a trabalhar durante os três turnos, e conhece histórias como a do policial Arnie (Davida Strathairn) que se passou a beber todos os dias pra afogar as magoas da sua ex-mulher, Sue Lynne (Rachel Weisz). Com o objetivo de comprar um carro e ir pra Las Vegas, Lizzie conhece em um cassino a bela Leslie (Natalie Portman).

Situções de extremas decisões, como trabalhar demais, beber demais, transar demais, jogar demais, deixa o filme um pouco sem sentido, afinal o que tem a ver com o título. Como não é um clássico e sim um filme experimental (chineses e franceses em terras e com dolares americanos), Um Beijo Roubado mostra a necessidade de cada ser humano acreditar em um caso ou algo perdido. No caso de Lizzie (as chaves), Jeremy (Lizzie), Leslie (Dinheiro), Arnie (Coração Partido) e Sue Lynne (Paz).

O filme joga uma questão extremamente difundida na cultura ocidental, a do trabalhador que ganha pouco, mas como todo país capitalista, ele consegue ser "alguém na vida".

O trabalho do diretor Wong Kar-Wai foi bem sucessido em juntar as musicas da própria atriz Norah Jones e montar algumas cenas. A construção da hierarquia do próprio roteiro também foi interessante, pois só no final é que se entende o porquê de tudo.

Para muitas pessoas comer uma torta de Blueberry não é tão comum, afinal a fruta é um pouco estranha e muitos relataram ter um gosto exótico, mas talvez não seja por isso que no caso de Jeremy, nunca ninguem compre uma fatia dessa torta. Fato pra se pensar, talvez Lizzie se encaixe nessa ideologia da aparência.

Comentários do autor:
Não me arrependi de ter assitido, mas achei interessante a montagem do filme e a atuação de Jude Law, Rachel Weisz (pseudo Penelope Cruz) e Natalie Portman estão muito boas.

3 comentários:

Beto Mathos disse...

"My Blueberry Nights" (que o extremo mal gosto da tradução transformou em "Um Beijo Roubado) é o debut cinematográfico da grande Norah Jones (que também assina a belíssima "The Story", integrante da também impecável trilha sonora) é, à primeira vista, só mais uma história de amor. O filme segue essa linha até que, como um soco no estômago, nos deparamos com histórias de desamor, conflitos pessoais, vícios,dúvidas e esperanças.
O diretor chinês Wong Kar Wai, conhecido por seu "2046", no ano de 2004, repete a receita certa nessa "torta" de emoções ao mostrar imagens de cores fortes; como se quisesse marcar momentos com azul, amarelo, rosa; mas, peca de novo, ao tentar pontuar o longa com informações irrelevantes para a trama (vide as datas dos acontecimentos permeando a fita). No mais, temos atuações brilhantes de Natalie Portman e a surpresa do veterano David Strathairn como o policial bêbado inconformado com a perda de seu amor (ou obsessão?). Jude Law cumpre seu papel e Norah Jones, à exemplo de outros que tentaram, está lá, pontuadinha, certinha...
A globalização de direção, elenco e locações deu certo.
"My Blueberry..." deixa um gostinho de quero mais.

Boa dica!
Abração!

Dauri Batisti disse...

Boa apresentação. Qualquer dia vou conferir.
Um abraço.

Anônimo disse...

Quando vi a propaganda do filme não me interesse mt... Sei lah pq! =P

Curti a imagem do 'título' do blog! ;)




Rafa.