segunda-feira, 12 de maio de 2008

Solo 100 km!

Buenos Aires 100 km - 2004 - Argentina

Com direção e roteiro de Pablo José Meza, a história se passa com cinco amigos de classe média baixa de uma pequena cidade distânte apenas 100 km da capital mais européia da América do Sul, Buenos Aires. Cinco histórias contadas e desmistificadas dentro de um campo ou melhor de uma partida de de futebol.

A infidelidade, a curiosidade de meninos a beira da descoberta sexual. A anciedade por meninas, a imaginação em relatar coisas e histórias e acima de tudo a autoria de um livro feito por um menino que vive na monotonia de uma pequena sociedade.

Nunca se sabe quando começar uma grande história, mas Steban, interpretado pelo ator Juan Ignacio Perez Roca, se concentra tanto em ser um grande escritor, que escreve um livro sobre assassinatos dentro de lugares melancólicos, igual ao local que vive. E como o pai queria que ele fosse arquiteto, ele procura imaginar e rascunhar suas histórias escondido.

A rebeldia e a curiosidade dos amigos de Steban se torna tamanha, que eles saem atras da mãe infiel de um deles, de informações sobre "o primeiro amor", sobre o comércio da familia de um dos amigos, entre aproveitar a infancia de um jeito mais "moda", ou seja, cigarro estava na moda entre os jovens...

José Pablo Meza conseguiu unir ficção e fazer uma crítica em cima dos padrões de toda classe média colonizada pelos queridos Espanhóis e Portugueses, que sempre mantém o moralismo e a educação em seguir o que os pais desejam.

Os filmes argentinos, são sempre bem instigantes e observadores, e esse não fica atrás, ele está trazendo a cultura ocidental de sempre ajudar os mais velhos, de seguir o exemplo do pai, de trabalhar ao lado da familia (mesmo que seja uma escravidão), da descoberta da sexualidade e de ter o primeiro beijo e o primeiro amor.

Comentários do autor:
Los hermanos argentinos, estan mucho bien colocados, pena que esse filme é de 2004, vai estar apenas nas BOAS locadoras! E eu nunca encontro trailer legendado em português! desculpem! MESMO......

6 comentários:

Kat disse...

Nossa me deu até vontade de correr na locadora e ver esse filme ;D
Valeu a indicação..
uhuuu somos amiguinhos de blog tbm neh!!
beijoss
saudades

Anônimo disse...

tatá.. otimo o seu comentario sobre o filme.. eu assisti no cinecultura..
beijos

Anônimo disse...

Olha Olha... perdi posts!!! =/

Cara, eu já ouvi falar sobre esse filme.

E aqui, BOAS locadoras é bem difícil,néam! ¬¬

Bjão.
Saudades...
Rafa.

Beto Mathos disse...

Sim. Seguirei escrevendo...
Quanto a "Buenos Aires 100 Km" é um filme tocante, um libelo à liberdade. Acho eu, tenho o trailer legendado, acho...vou procurar.
Abraço!

Anônimo disse...

Vi o trailer e achei justa a nota que você deu. Gostei do seu comentário, vou conferir o filme. Essas histórias de primeiro são sempre muito tocantes. abraço.

Unknown disse...

estou "ensaiando" de assistir este filmes há tempos... tem na 100% vídeo, se estiverem procurando...
grande abraço e boa dica.