segunda-feira, 7 de abril de 2008

En Soap

Além do Desejo - 2006 - Dinamarca
Você já foi a uma peça de teatro? mesmo aquelas infantis ou as de fantoches?

Pois é, o filme Dinamarques En Soap (Além do Desejo), é como uma peça de Teatro. Montado e editado conforme os "atos", o longa conta a história de Charlotte, uma cabeleireira de 32 anos bem sucedida profissionalmente e com problemas amorosos constantes (histórinha meio comum nos filmes de hoje em dia).
A diferença é que Charlotte, interpretada pela atriz Trine Dyrholm, não é uma mulher linda, e sim uma pessoa comum, que termina com o namorado e aluga um apartamento no subúrbio de Copenhague (Dinamarca), onde procura novos homens para suprir a necessidade da solidão que uma grande cidade oferece.

Vizinha de Chalotte está a transsexual Veronica, intrepretada pelo ator David Dencik, que está prestes a receber a autorização do governo para mudar de sexo. Veronica faz programas exóticos, com pessoas inesperadas e principalmente homens heterossexuais que procuram o extremo para voltarem felizes pra casa.

O Diretor Pernille Fischer Christensen mostra nesse longa uma coisa que a maioria dos brasileiros e do resto do mundo não costuma pensar, que pessoas que vivem em países de primeiríssimo mundo como os da Escandinávia, tem a solidão constante! Já que o número de idosos e pessoas sem famílias constituídas é muito grande.

Todo mundo sabe que uma mulher sempre se apaixona por um homem, e vice-versa, mas muitas dessas mulheres vão "além do desejo" e podem ficar apaixonadas por um transsexual. Charlotte além de se tornar vizinha de Veronica, torna-se amiga, cumplice e principalmente uma amante. Claro que o final não vai ser tão feliz, afinal quem vai aceitar um casal de mulheres, sendo uma com vagina e a outra com pênis.

O desejo como sempre fala mais alto, tanto pra Charlotte quanto para Veronica e o filme Além do Desejo é um exemplo clássico da linguagem realista e contagiante que os longas europeus fazem com o cinema.

Comentários do autor:
Como todo filme que "presta" não vai passar nos grandes cinemas para que a população consuma isso! Mas se tiverem o portunidade de assitir esse filme, Assitam! Por que vale a pena!

5 comentários:

Rafa disse...

Puxa... o filme parece bem diferente. Axo q um filme assim passa, no máximo, no cinecultura, né?! =P

-----
Rafa Gizzi

Leandro Ferreira disse...

tatá meu filho..
já adicionei seu blog nas minha indicações...
abraços...

Anônimo disse...

eu tenhu uma amiga da Dinamarca que chema Pernille..
estranho neh????

Carlos

Júlia de Miranda disse...

Hei Otávio! não se vc se lembra, nos conhecemos no Intercom em Santos, viajamos junto com a galera da federal, bom, fussando nos bloggs alheios, achei o seu! massa! bem legal!

bjo

Anônimo disse...

AMEIIIII o "para que a população consuma isso.."
A música propaganda do Nação é mto louca, fala sobre isso..
bjoss