sábado, 19 de abril de 2008

El Orfanato

O Orfanato - 2007 - Espanha

Espirtiualiadade é um "quê" a mais nos filmes de diretores espanhóis, afinal não é atoa que a Espanha é um dos países mais católicos e religiosos do mundo. O Orfanato, dirigido por Juan Antonio Bayona e produzido por Guillermo Del Toro (Labirinto do Fauno) conta a história de uma mulher chamada Laura que retorna com sua atual familia para seu antigo lar, um orfanato.

Lá, Laura resolve abrigar crianças excepcionais, como foi em seus velhos tempos, quando era uma menina sem família. Hoje ela é casada com um médico e tem um filho adotivo que possui o virús da AIDS, o HIV.

Como todo filme de terror e suspense, esse só acrescenta um sentido mais emocional na história, ou seja, o da familia unida e o amor de uma mulher pelo filho adotivo. Os jogos de espíritos, aparições de pessoas mortas e desconhecidas, amigos imaginários, contato com o além e o principal ser ou não ser um médium, leva o pequeno Símon a mudar de personalidade e brincar de tesouros escondidos muito bem montados.

A crença de estar em contato com o mundo dos ectoplasmas deixa claro que o filme não passa de um bom suspense para espiritas ou crentes nessa religião. Afinal as almas ficam aprisionadas por causa de algum problema não resolvido na terra, procurando assim um contato para "salva-las".

Belén Rueda que interpreta Laura faz as situações ficarem mais trágicas e misteriósas, já que a personagem passa a ser considerada "louca" e nem o próprio marido a leva a sério. Esse foi outro ponto que o filme coloca, será que os loucos não são verdadeiros e os leigos são os farçantes?

"Puedes despertarse Laura", diz Símon com uma ingênuidade no olhar, e como toda criança entre seus 4 e 6 anos procura estar sempre chamando atenção para algum fato que realmente nenhum adulto daria atenção.

Como todo texto clichê de filmes com espiritos, El Orfanato consegue transmitir sensações bastante questionaveis sobre a existencia de almas penadas ou não.

Comentário do autor:
Já que o filme é espanhol, vamos llamar todas las personas para el cine! Películas de europa son la última tendencia! Hasta la vista BABY (já dizi o esterminador do futuro).

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi OTMC!!!
Como vc está!?
Ainda não havia entrado no seu blog, Adorei!
Estou dando uma passada rápida por aqui, já vi alguns filmes que me interessei em assistir, voltarei para ler tudo o q escreveu sobre os filmes!!!
Manda noticias!
bjoss, saudades.

Anônimo disse...

Ahhh... esse filme tah em cartaz no cinecultura (eu axo)

Labirinto do Fauno e assisti lá (no cinecultura)... mt bom tb!!!

-----
Rafa G.

Anônimo disse...

grande tata...
cara eu ensaiei muito pra ir assistir esse final quando ele tava no cinemark.. saiu de cartaz..
depois ele foi pro cinecultura, saiu de cartaz de novo..
agora é esperar na locadora...

abração

carlos

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Beto Mathos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

"ainda gosta de..." cinema e música. De cinema e música de bom gosto!!! Bem legal!!!!

Beto Mathos disse...

"O Orfanato" é um grande filme, como o seu blog é um grande achado.
Parabéns!
....
Quanto ao comentário do amigo acima, não entendi...afinal, você não disse que o Bayona tenha qualquer coisa a ver com "O Labirinto...", como, na verdade, não tem mesmo.