sábado, 22 de novembro de 2008

Latin and Roll!

Santana - Pop/Rock/Música Latina

Filho de um violinista, esse grande guitarrista se entende como musico desde de bebê, convivêndo com os dotes do pai com o violino. Mas cresceu e aos 8 anos de idade ganhou sua primeira guitarra, e as coisas mudaram. Tempos depois, junto com a familia se mudaram para a cidade de Tijuana, onde começou a tocar em bares e clubes da cidade.

Nascido em 1947, esse latino-americano da cidade de Autlán de Navarro (México), Carlos Alberto Santana Barragán ficou conhecido após os anos 60, quando tinha uma banda chamada Santanta Blues Band, e participou do Festival Woodstock em 1969.

Depois de voltarem das terras inglesas, a banda trocou o nome para Santana, e se apresentaram em um lugar de São Francisco (EUA) chamado Fillmore West Auditorium, local onde grandes bandas locais tocavam.

O primeiro disco gravado pelo musico foi o The Live Adventures of Mike Bloomfield and Al Kooper , que teve a participação dos musicos Al Kooper e Mike Bloomfield. Em 1970 Lançou o album Abraxas, apresentando a musica Oye Como Vá, que se tornou um grande cartão de visita para o musico até hoje.

Apartir dai, Santana não parou mais, gravou mais de 46 albuns até 2008, cantando junto com grandes nomes da musica pop mundial, como Steven Tyler, Kirk Hammet, Rob Thomas, Michelle Branch, Eric Clapton, Dido, The Wreckers, Joss Stone, Seal, Will.I.Am, Mary J. Blige, Seal Paul, Alex Banda, Shakira, Chad Kroeger, Wyclef Jean, Tina Turner, Jennifer Lopez, entre outros.

Em 1999 foi lançado o álbum Supernatural, que levou participações de Rob Thomas, Eric Clapton e Lauryn Hill, ganhando em nove categorias o prêmio Grammy, se igualando a um record histórico de Michael Jackson. Além de ser considerado pela revista Rolling Stones, como sendo o 15º melhor guitarrista de todos os tempos.

Esta para nascer um artista tão versátil igual ao mexicano Carlos Santana, que une a mistura da música latina ao rock e ao pop, mas principalmente com um belo sólo de guitarra, bem arranjado, demorado e nostalgico, pra demonstrar que a musica latina tem tudo a ver com rock.

Entre seus singles estão:

1971: "Oye Como Va"
1976: "Let It Shine"
1980: "You Know That I Love You"
1981: "Winning"
1985: "Say It Again"
1993: "America" (com[P.O.D.])
1999: "Smooth" (com Rob Thomas)
2000: "Maria Maria" (com The Product G&B)
2002: "The Game of Love" (com Michele Branch)
2005: "Just Feel Better" (com Steven Tyler)
2006: "Cry Baby Cry" (com Sean Paul e Joss Stone)
2007: "Into the Night" (com Chad Kroeger)
2008: "This Boy's Fire" (com Jennifer Lopez e Baby Bash)
2008: "Fuego en el Fuego" (com Eros Ramazzotti)

4 comentários:

Filipe disse...

Ainda que eu ache o Santana muito bom, com um som legal e um grande produtor de hits, acredito que tenha muito 'hype' em torno de seu nome.

Ok, Supernatural é um CD muito bom e uma dos melhores lançados naquele ano... mas 9 Grammys?

Enfim...
Sou novo aqui (minha primeira vez!) e vou aparecer de vez em sempre, ok?

Abraço!

Clayton Sales disse...

Independente de prêmios, mídia, Grammys ou "hype", acho que Carlos Santana é um dos maiores músicos da história, que construiu uma personalidade artística incontestável durante suas décadas de carreira, além de ser um guitarrista objetivo e tocante, graças a Deus, diferente de virtuoses redundantes que povoam muitos setores do rock e até do jazz e do blues. Sem dúvida, Santana é um ser cultural completo e que se cerca de talentos da melhor estirpe.

Otávio, parabéns pelo blog. Vou tentar participar mais. Um abração e fique com Deus.

Anônimo disse...

uia... axo que eu não o conhecia ¬¬
depois dessa apresentação, procurarei sobre.

beijos colega.
vem nos visitar!!!!!

Rafa.

Alberto Pereira Jr. disse...

ele é muito fera!