terça-feira, 4 de novembro de 2008

Brasilian, Francês y États-Unis!

Três filmes de diferentes nacionalidades, diferentes pontos de vista, diferentes na edição, direção, roteiro e interpretação dos atores, os Filmes Ultima Parada 174, Baby Love e Um Segredo Entre Nós!

Última Parada 174 - 2008 - Brasil/França

Com direção de Bruno Barreto e roteiro de Braúlio Mantovani, o longa-metragem Última Parada 174 se passa na cidade do Rio de Janeiro, e conta a história de dois garotos diferentes de identidade, mas iguais socialmente. Um deles se chama Alessandro, que foi apenas amamentado pela mâe, mas foi tirado pelo chefe do tráfico do morro em que morava, pelo fato da mesma ser viciada em drogas. O outro se chama Sandro, que perde a mãe em um assalto no próprio bar na favela em que morava.

Entre muitos sonhos, Sandro queria conhecer Copacabana, um mundo oposto e diferente do que vivia e conhecia. A partir dai, o garoto se marginaliza com outros meninos de rua, começa a cheirar cola e particar pequenos furtos. Um tanto comum em longas brasileiros, mas em especial pelo fato da história retratar a vida do sequestrador do ônibus urbano carioca com a linha 174.

A história une os dois garotos em vários momentos, em diferentes funções, e passam a chamar o mesmo nome: "Ale". Tempos depois a mãe (ex-viciada e atual evangélica) procura o filho, mas infelizmente se encontra em situações disfaraveis por causa da "bandidagem" de "Ale".

O longa tem no elenco Michel Gomes (Sandro), Marcello Melo Jr. (Alê Monstro), Gabriela Luiz (Soninha), Cris Vianna (Marisa), Anna Cotrim (Walquíria) entre outros.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Baby Love - 2008 - França

Mais um filme direto da terra dos perfumes, Baby Love tem roteiro e dirição de Vincent Garenq e é estrelado por Lambert Wilson (Emmanuel François Xavier Bernier), Pilar López de Ayala (Josefina Maria Paredes) e Pascal Elbé (Philippe) .

O Longa conta a história de um casal Gay que possuem conflitos e alegrias na relação. Passado os anos, Emmanuel, que é médico pediatra, decide adotar uma criança, mas seu parceiro Philippe, advogado, não aceita idéia por achar que está novo para ter uma responsabilidade tão extensa.

Como na maioria parte do mundo, casais gays ainda não são bem vindos em casas de adoção, assim, Emmanuel decide adotar o filho como solteiro, e lógico Philippe não aceitou e saiu de casa, terminando o lacionamento dos dois. Assim, Emmanuel tem uma longa jornada até conseguir adotar seu filho.

Eis que, surge uma Argentina chamada Josefina, que por um descuido e um tanto de interesse, se envolve afetivamente com Emmanuel. Mas como as coisas não são perfeitas, a história dessa comédia traz muitas surpresas e contra pontos sociais. Um filme produzido para diverção, mas também para reflexão com relação a Juventude, Relacionamentos, Amor, Sexo, Prazer, Negócios e Familia.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Um Segredo entre Nós - 2008 - EUA

Produção norte-americana, portanto Hollywood está dentro do discurso, da temática, do comportamento e claro dos atores. Esse longa tem no elenco Julia Roberts (Lisa Waechter), Ryan Reynolds (Michael Waechter), Willem Dafoe (Charles Waechter), Emily Watson (Jane Lawrence), Carrie-Anee Moss (Kelly Hanson), Shannon Lucio (Ryne Waechter), entre outros atores atuantes no mercado cinematografico americano.

Um Segredo entre Nós é um filme bastante subjetivo, pois além de ser uma auto-biografia do escritor Michael Waechter, ele trata de muitas questões de educação familiar, amor paternal e fidelidade, tanto entre casais quanto nos "segredos".

A história se resume a volta e Michael a sua casa de infância por causa da formatura de sua mãe, como sempre muito atrasados, os pais de Michael, Lisa e Charles, sofrem um acidente ao evitar o atrpelamento do sobrinho.
Lisa não sobrevive, e a convivência entre pai e filho fica pior sem a mediação da mãe, que acalmava os nervos do pai, e consolava o filho depois das surras e castigos. Papel bem interpretado por Julia Roberts.

Outro fator importante, é a relação de sobrinho e tia, entre Michael e Jane, que tiveram a adolescencia juntos e possivelmente as descortas sexuais também.

Esse longa traz discuções pertinentes a familias mais conservadoras, onde as esposas cozinham e são submissas ao marido, onde os filhos seguem as regras e são castigados caso fujam das mesmas, e onde o pai coloca dinheiro dentro de casa para sustentar todo mundo. Como não podia faltar, o discurso do "Americanismo" está bastante presente em todas as cenas, e criativas transições de cena.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

5 comentários:

Anônimo disse...

muito bom.

Gui Sillva disse...

a tendência dos filmes brasileiros só falarem de violência me cansa.

Maíra Mello disse...

adorei seu blog. vou add no meu, ok!! Sou amiga do Gui Sillva.

Anônimo disse...

Tatá!!!!
É 10!
É 10!
É 10!!!!!!!!!


Rafa.

Alberto Pereira Jr. disse...

dos três só vi "Última Parada 174". Gostei do filme, mas esperava mais da história sabe? chocou, mas ficou nas primeiras camadas da sensibilidade para mim